Quais as tendências do mercado fitness para 2018 segundo o ACSM

Você sabe quais as tendências do mercado fitness para 2018? O American College of Sports Medicine (ACSM) publica anualmente um ranking das tendências do mercado fitness para o ano seguinte.

Eu vou resumir aqui este ranking das tendências do mercado fitness:
  1. HIIT
  2. Treinamento em grupo e ginástica coletiva
  3. Tecnologia – monitores de frequência cardíaca, GPS, etc
  4. Exercícios com o peso do próprio corpo
  5. Treinamento de força e musculação
  6. Aperfeiçoamento profissional
  7. Yoga
  8. Personal training
  9. Exercícios para terceira idade
  10. Treinamento Funcional
  11. Exercício para perda de peso
  12. Exercício como prevenção de doenças
  13. Personal training para pequenos grupos
  14. Exercícios em ambientes externos – outdoor
  15. liberação miofacial
  16. Licenciamento e habilitação para profissionais
  17. Treinamento em circuito
  18. Coach de bem-estar
  19. Treinamento do core
  20. Treinamento para esportes específicos

Você pode analisar estas tendências de mercado fitness de duas formas:

A primeira forma é usando uma visão simplista e técnica. Opa… enxergo aqui uma oportunidade, afinal eu tenho o conhecimento para desenvolver alguns destes assuntos e aumentar meu faturamento.

Além disso estas recomendações vem do ACSM, portanto tem procedência.

A segunda forma de analisar estas tendências de mercado é com uma visão empreendedora.

Tem uma frase do Walt Disney que eu gosto muito: Eu gosto das coisas impossíveis porque lá a concorrência é menor.

Com a visão empreendedora vejo que, quem monta su negócio baseado em tendências, não tem algo verdadeiramente sólido e provavelmente vai está atrasado no mercado. Não criou nada diferente, só copiou.

Deixe eu dar um exemplo: a moda agora é HIIT, então muitos profissionais aderem ao método, fazem cursos e saem aplicando isso como algo que seja o seu grande diferencial de mercado.

Ou a velha nova musculação, que pouco foi inventado nos últimos anos. Ou método A, B ou C. Método continua sendo método e exercício continua sendo exercício.

Quem baseia seu negócio em método ou em exercício, está literalmente segurando areia nas mão. Tendências vem e vão!

A ginástica aeróbia já foi a bola da vez na década de 80, o step na década de 90, o pilates em 2000 e outros vieram, se tornaram mais uma opção no mercado ou simplesmente se foram.

E agora vem a melhor parte. Deixei o mais importante pro final!

Deixe eu te fazer uma pergunta: você apostaria seu dinheiro e seu tempo em um profisisonal de marketing ou busines para prescrever um treinamento para você?

Acredito que a resposta seja não!

Acredito que você também não apostaria em um grupo de profissionais que não são do marketing e do business para opinar nos seus negócios.

Como diz um amigo meu… cada um no seu quadrado!

E foi assim que esta pesquisa foi realizada. Sabe onde esta a maior furada deste estudo na visão empreendedora?

A maioria dos entrevistados que fizeram parte do estudo eram profissionais da área da saúde como personal trainers, médicos, fisiologistas, treinadores, diretores de academias, lideres de grupos e especialistas em exercício e saúde entre outros.

Tendência de mercado não pode ser validado com profissionais, você encontra esta validação no mercado, você busca diretamente com o consumidor.

Deixe eu explicar melhor sobre isso. O novo modelo de marketing pesquisa diretamente com o consumidor quais são os reais problemas e usa estas informações para formatar um produto que resolva este problema.

É assim que constrói um produto, é assim que se constrói um negócio.

Quero dar mais um exemplo que vivi na prática. O ítem 12 das tendências de mercado fitness fala sobre Exercícios para prevenção e tratamento de doenças. No papel isso é muito bonito, é nobre.

Mas na prática é muito diferente.

Nós já investimos nesse segmento, e a experiência não foi das melhores.

Não é um bom negócio vender prevenção. As pessoas não procuram um treinamento para prevenir dor nas costas, elas só procuram quando o problema começa incomodar. É assim que pensam a maioria dos serem humanos.

Não quero tirar o mérito da pesquisa, talvez ela tenha algum valor pra você. Mas apostar suas fichas em um negócio baseado em tendências que os profissionais opinaram, para mim não uma atitude muito responsável.

Eu já perdi muito dinheiro investindo em sonhos porque não tinha embasamento empresarial e não sabia analisar a viabilidade de um negócio.

Hoje eu tenho uma visão mais clara, e consigo analisar o que vale e o que não vale a pena. Não quer acerte todas, mas os riscos são calculados. Se algo não der certo no processo faz parte do jogo.

Se deseja parar de bater cabeça, investir tempo e dinheiro no lugar errado ou ainda está exausto de acordar as 5hs da manhã para dar aula e voltar tarde da noite e sem perspectiva de sair desta armadilha, eu tenho uma grande oportunidade para te mostrar.

Eu desenvolvi um treinamento avançado, com um passo a passo para você entender a regra do jogo do empreendedorismo e ter sucesso na sua carreira de personal trainer.

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