Como treinar a agilidade e velocidade no personal training

Como treinar a agilidade e velocidade no personal training. Será que é isso mesmo que você está aplicando no seu cliente?

Para entender melhor como se treina precisamos retomar alguns conceitos. Se não sabemos o que é… não sabemos como treinar.

A velocidade é uma capacidade física onde a pessoa cumpre uma determinada distância em velocidade máxima. Abordando de forma fisiológica, o sistema energético predominante é o sistema ATP-CP e também é considerada como uma capacidade física classificada como dependente do sistema neuromuscular.

A agilidade é bem semelhante, e alguns autores chamam de velocidade acíclica. Utiliza o mesmo sistema energético de forma predominante e também é neuromuscular. A diferença é que existe mudança de direção. Uma definição clássica é a mudança de direção no menor tempo possível.

Então vamos para a prática!

Se por definição são capacidades físicas neuromuscultares e que solicitam predominantemente o sistema ATP-CP como devemos treinar?

Orientação para treinamento da velocidade e agilidade:

Duração – até 8 segundos

Intensidade – máxima

Tempo de Recuperação – 2 a 3 min aproximadamente

Volume –  até a qualidade de execução começar a cair

Pergunta clássica: então quer dizer que os treinamentos saltando os bambolês, escadinha, etc… não são treinamentos de agilidade e velocidade?

Resposta clássica: se a prescrição da agilidade e velocidade não seguirem estas orientações de carga, seu cliente está treinando qualquer coisa, menos velocidade e agilidade.

Pergunta clássica: o que estamos treinando então?

Resposta clássica: se 0s estímulos são mais longos como vejo em grande parte dos vídeos postados por profissionais na internet, ou se os tempos de recuperação forem curtos, os treinamentos tem muitos mais um comprometimento metabólico do que neuromuscular. Pode estar treinando a resistência aeróbia ou anaeróbia, e isso depende do nível de aptidão do seu cliente.

Pergunta clássica: então quer dizer que estas capacidades não precisam ser treinadas para pessoas não atletas?

Resposta clássica: perfeitamente, estas capacidades estão relacionadas ao rendimento esportivo, e por uma questão de falta de compreensão conceitual, vários profissionais afirmam de pé junto que estão desenvolvendo a agilidade e velocidade dos seus clientes.

Recomendo que utilize conceitos baseado na metodologia do treinamento e da fisiologia do exercício. Se deseja conhecer mais sobre prescrição de treinamento eu gravei uma palestra gratuita que tenho certeza que vai te ajudar. Está disponível em vídeo e você pode acessar agora mesmo.

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