O que é HIIT?

O que é HIIT? HIIT é a abreviação High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade.

Os menos experientes na profissão acreditam que é um método novo e inovador.

Para aqueles que vieram do treinamento desportivo, o método intervalado surgiu após a segunda guerra mundial com um corredor de fundo chamado Emil Zatopek.

Estamos falando do final da década de 40 e início da década de 50.

Bom feito esta breve introdução, hoje se fala numa metodologia baseada em alta intensidade para potencializar o emagrecimento e aprimorar a aptidão física.

Alguns acreditam que qualquer pessoa pode utilizar esta metodologia, do sedentário ao treinado. E é aqui que eu entro com minha contribuição de 27 anos de experiência em preparação física.

O HIIT não é para todo mundo!

Por mais que alguns estudos foram realizados com pessoas destreinadas eu quero pontuar algumas coisas que aprendi e apliquei nos meus atletas e clientes personalizados.

1- Antes de iniciar um treinamento intervalado é preciso ter uma base aeróbia.
2- Antes de iniciar um treinamento intervalado é preciso ter uma base muscular (força).
3- Antes de iniciar um treinamento intervalado é preciso ter uma boa coordenação de movimentos (execução dos exercícios).
4- Antes de iniciar um treinamento intervalado certifique-se que seu cliente gosta de fazer exercícios intensos, porque estes levam a um maior desconforto

Afinal a intensidade do HIIT de ser máxima ou suprapáxima (100 a 120% da velocidade do VO2max).

Só para você entender um pouco mais da origem do método intervalado veja o que o Zatopek fazia.

Em determinada fase do seu treinamento ele fazia: 50 x de 400 metros, passando depois para 60 e 70 vezes. Viu que, quanto mais rigoroso era o treinamento, melhores eram os resultados nas competições.

Pensando em bater os recordes, subiu para 100 x 400 metros – 50 pela manhã e 50 à tarde – , além das corridas longas diárias.

Este foi um divisor de águas para o treinamento desportivo. Até o momento, os atletas de fundo só corriam distâncias longas, e agora vinha a pergunta…

Como ele conseguiu estes resultados?

Foi aqui que a ciência entrou no treinamento desportivo, entrou para estudar o porquê isso acontecia.

Mas o que é importante nós entendermos agora?

Você deve estar pensando, as pesquisas mostram que este o HIIT aumentou a aptidão aeróbia, e ajudou no emagrecimento.

E minha pergunta é… só isso foi avaliado?

Foi avaliado a aderência ao exercício? Estudos mostram que pessoas menos condicionadas não gostam de fazer exercícios intensos por causa do desconforto. E logo abandonam a pratica da atividade física.

Foi avaliado a incidência de lesões? Exercícios descoordenados associados a uma alta velocidade de execução aumentam a probabilidade de lesões.

Então antes de usar este método com qualquer cliente, certifique-se que ele está apto a realizar em todos estes aspectos.

Fazendo uma analogia, não se inicia um treinamento de força com uma pessoa que nunca praticou exercício com uma metodologia de alta intensidade. Como por exemplo um dropset. E por que o HIIT seria diferente?

Os métodos são ferramentas… certifique-se de usar a correta.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre prescrição de exercícios , aplicação dos métodos e organização do treinamento… eu gravei uma palestra gratuita que pode te ajudar.

Clique no link abaixo e bons estudos:

www.personaldesucesso.com