O modelo de ensino tradicional e o sucesso no personal training

E a primeira coisa que descobri é que o nosso modelo de ensino tradicional é o mesmo há mais de50 anos.

E aí me pergunto, por que insistimos em um modelo de ensino arcaico e chato ? Por que produzimos os mesmos formatos expositivos de aula na graduação e pós-graduação?

Será que o mundo não mudou? Será que as pessoas não mudaram?

Ensino Tradicional

Quando era coordenador dos cursos de pós-graduação, eu via reproduções de modelos de aprendizagem da minha época de graduação a mais de 30 anos atrás.

Outra coisa que tenho notado em 25 anos de carreira acadêmica é que a formação acadêmica está dividida em duas vertentes:

1- universidades públicas onde os professores estão mais preocupados em produção de artigos científicos e pouco preocupados com a formação do aluno.

2- universidades particulares que viraram apenas emissoras de certificado sem preocupação com a qualidade do ensino. Contratam professores que vão assumindo disciplinas sem serem especialistas no assunto.

Se você percebeu isso quando se formou, deve ter tentado buscar uma solução.

Bom, aí você sai da faculdade e procura uma pós-graduação para resolver o problema.

Então vou contar como funciona este processo. A maioria das universidades que oferecem pós-graduação em educação física pagam muito pouco ao professor.

Quando comecei ministrar aulas em cursos de pós-graduação, era o equivalente a três vezes mais o o que a graduação pagava. Hoje está equiparado ou a graduação paga um pouco a mais.

Então o professor que tem experiência em campo, que tem conhecimento teórico e prático simplesmente deixou suas aulas por não valer mais a pena passar um final de semana longe da família por um prolabore que também não vale a pena.

Então entra uma nova geração de profissionais que não tem experiência ou não tem conhecimento de causa.

Me lembro de uma entrevista para contratar um um professor para ministrar aulas de Periodização no curso de Treinamento Desportivo. Ele insistia que o importante era discutir os modelos de periodização e eu insistia que o importante era o aluno saber periodizar, e este era o propósito da pós-graduação.

Recentemente vi uma postagem no facebook de um professora ministrando uma aula na pós graduação de Treinamento Desportivo sobre patologias pulmonares. O conteúdo pode até ser relevante para um outro curso, mas não para este.

Tudo que escrevi até agora é para mostrar que a formação está ruim. Existem universidades bem intencionadas e professores top, mas no geral poucos se salvam.

E quem sofre com tudo isso é você que não sabe pra onde ir e procura uma graduação e uma pós-graduação acreditando que o problema está resolvido.

Gasta tempo e dinheiro e faz um péssimo investimento em termos de futuro.

E quando entra no mercado percebe que várias lacunas não foram preenchidas.

E para ajudar o o profissional de educação física e personal trainer a terem onde buscar conhecimento que realmente possa transformar em resultado na sua carreira eu idealizei o personal de sucesso. Um no personal de sucesso eu uso um modelo de ensino que vai direto ao ponto, mostra o que fazer e como fazer.

O personal de sucesso esta dividido em três pilares:

1- especialização técnica – http://peresonaldesucesso.com

2- especialização em marketing e vendas – http://personaldesucesso.com/inscricao-mkt-ven-1/

3- especialização em estratégias  para pensar e agir como empreendedor – http://personaldesucesso.com/inscricao-business-1/

Clique nos links acima e veja como se tornar um personal de sucesso, reconhecido e valorizado pelo aquilo que você faz.