5 Passos para ter sucesso com o Marketing Digital

Para você ter sucesso com o marketing digital, existem 5 passos fundamentais. São eles: 1- Atrair, 2- Converter, 3- Relacionar, 4- Vender e 5- Analisar. Este é o caminho mais certeiro para alcançar o seu sucesso na internet, visto que, a jornada de compra do cliente sofreu uma mudança radical nos últimos anos.

 

5 Passos para ter sucesso no Marketing Digital:

1- Atrair

O pilar inicial dodo sucesso com o Marketing Digital e de Relacionamento é a atração. Um site ou uma página sem visitas não gera Leads (são pessoas que deixam o email e passa a fazer parte da sua lista). Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.

Assim, em vez de procurar pessoas que poderiam ter interesse no seu negócio/produto, você precisa focar na construção de algo que realmente gere atenção e interesse. É assim que se atrai pessoas, e que por espontânea vontade se interessaram pelo assunto. O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir seu produto.

Existem muitas formas de fazer isso, como por exemplo: produzir conteúdo em seu blog, otimizar esse conteúdo para os mecanismos de busca (o chamado SEO ou Search Engine Optimization), fazer anúncios pagos desse conteúdo (links patrocinados) e divulgar esse conteúdos em redes sociais.

Eu comentei sobre isso nos posts anteriores, se você não viu, vale a pena dar uma olhada. (arturmonteiro.com.br)

 

2- Converter

No segundo passo do sucesso com o Marketing Digital, temos a etapa da conversão: os visitantes precisam virar Leads para poderem avançar no processo de compra. Quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de um material, de que falaremos logo a seguir.

É por isso que você deve não apenas atrair visitantes para o seu site, mas criar oportunidades de convertê-lo em Leads. Uma das principais formas e oferecer conteúdos em Landing Pages, ou seja, páginas que são voltadas para a conversão. Geralmente, essas páginas não possuem muito mais do que uma explicação do que é o material ofertado e as vantagens de obtê-lo, e o formulário que o visitante deve preencher para se tornar um Lead.

Entre as ofertas que você pode gerar para obter Leads, estão as ofertas diretas (aquelas que estão mais diretamente voltadas à compra, como pedidos de orçamento, entre outras); e as indiretas (geralmente focadas em estágios menos avançados da jornada de compra, ou seja, possuem o objetivo de educar e resolver problemas específicos dos Leads. Alguns formatos comuns de ofertas são eBooks, webinars, ferramentas etc.).

 

3- Relacionar

Mas nem todos os Leads gerados já estão prontos para comprar. Para se ter uma ideia, calcula-se que apenas 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está no momento de compra.

É agora que entra o terceiro passo do sucesso com o Marketing Digital. É preciso continuar educando seu Lead até que ele esteja pronto para a compra.

É aí que entra a etapa de relacionamento no Marketing Digital: através de algumas estratégias, identificamos os estágios em que se encontram os Leads e fazemos eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra. Assim estabelecemos relacionamento!

Uma das principais formas de se relacionar com os Leads é o Email Marketing. É por meio dele que você vai continuar oferecendo conteúdo cada vez mais avançado para o seu Lead, até que perceba que ele está maduro o suficiente para a compra.

Mas para fazer com que o relacionamento ocorra de forma dinâmica e não “esfrie”, é necessário automatizar o processo.

Dessa forma, você vai nutrindo seus Leads com conteúdo de forma automática, sem precisar enviar emails de forma manual.

Isso faz com que o processo ocorra mais rapidamente, aumentando as vendas, melhorando a retenção de clientes e diminuindo os custos de aquisição.

 

4- Vender

No final das contas, todo o trabalho de geração e relacionamento com os Leads tem como objetivo gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website. Em outros, é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

De maneira geral, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads de concretizar a venda.

Essa mudança de paradigmas, em que o Lead agora percorre parte da jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão transformando o mundo das vendas.

 

5- Analisar

Por fim, entramos na etapa de análise, que é extremamente importante para o Marketing Digital, já que permite avaliar quais estratégias estão funcionando e quais não estão e comprovar ou não o retorno dos investimentos.

Já não há mais lugar para achismos: tudo é confirmado com base em dados. As métricas devem ser “descascadas” como uma cebola, do mais geral (e estratégico) até a contribuição mais específica de cada detalhe (operacional).

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Além disso, todo o processo pode ser otimizado detectando-se as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing.

 

Conclusão

A era digital trouxe uma série de mudanças para a sociedade. Isso mudou radicalmente a jornada de compra do cliente e o marketing digital e o marketing de relacionamento precisam obrigatoriamente estar nas suas estratégias de marketing digital.