Procurar novos clientes no personal training

Talvez você já percebeu que no a importância de sempre procurar novos clientes no personal training. Há um bom motivo para isto.

Uma dedicação à busca de novos clientes é o hábito mais provável para assegurar o seu negócio, se for desenvolvido de forma correta.

Você pode ter problemas com novas tendências. Pode tropeçar ocasionalmente nas apresentações cara-a-cara. A crise pode mudar o mercado. Mas, se procurar novos clientes com eficácia, poderá compensar esses problemas… e ser muito bem-sucedido, apesar deles.

Parte do problema é que os personal trainers tendem a encarar a procura de novos clientes em geral como uma tarefa difícil. Ficam esperando somente a indicação de quem já treina com você. A indicação é a melhor forma de prospetar e converter em venda, mas meu conselho é que tenha mais algumas estratégias de propaganda e marketing. Como já vimos, evitar este estágio não faz sentido; é o estágio crucial para aumentar a sua clientela.

Mas você pode estar dizendo com os seus botões não preciso de mais clientes. Meus horários estão quase cheios. Estou feito. Errado.

Você pode achar que está feito por ora (e muitos personal trainers nesta situação pensam assim), mas não está feito para o mês que vem, ou o seguinte, ou o ano que vem. Mesmo que as coisas neste momento pareçam ótimas.

Todos sabemos que no Personal Training é cheio de altos e baixos. Há meses bons e meses ruins. É a natureza da fera. Porém, muitos dos “baixos” pelos quais os personal trainers passam podem ser evitados.

Eu tenho um amigo que faliu porque só tinha uma forma de divulgação do seu produto. Por uma mudança na lei municipal, as faixas de propaganda forma proibidas. Ele não tinha mais entrada de clientes e nem encontrava outra forma de divulgação. Pronto e falência era inevitável e foi o que aconteceu.

Muitas vezes estas quedas decorrem não de um movimento sazonal fraco nos negócios ou um declínio econômico em larga escala, mas da falha dos personal trainers em se assegurarem de ter clientes em potencial “na manga” o tempo todo.

Um dos alunos do meu curso me procurou porque havia perdido 4 alunos numa tacada só. Ele trabalha em uma academia de bairro e com classe C. Os 4 alunos dele foram demitidos divido a crise econômica e política que estamos passando.

O ponto aqui é que isso poderia ser evitado com um simples planejamento e organização para prospectar novos clientes. Além disso ele também deveria prospectar outras classes A e B por exemplo. Estas são apenas algumas sugestões.

Você nunca será tão bem-sucedido que possa ignorar a procura de novos clientes. Nunca terá uma clientela grande o suficiente para durar eternamente.

Tenha sempre alguém “na manga”; vai se arrepender se não o fizer.