A Educação Física é uma área teórica ou prática?

Tenho refletido e discutido com alguns amigos se a educação física é uma área teórica ou prática.

A resposta parece óbvia em um primeiro momento. Já fiz o teste com alguns colegas e a resposta é unânime, é prática.

E minha análise vai ainda mais longe, as universidades estão formando mestres e doutores em Educação Física que na sua grande maioria só sabem teoria, mas nunca aplicaram.

E são estes professores que sao os responsáveis por esta nova geração de alunos de graduação.

Quero reforçar que não sou contra as universidades estarem preocupadas com a pesquisa e com a ciência. Muito pelo contrário, acredito que a evolução de qualquer área, depende disso.

Mas minha pergunta é, se nossa área é prática, por qual motivo as pesquisas são básicas e não aplicadas? É claro que existem exceções e parabéns para estes pesquisadores guerreiros.

Outra pergunta, será que existe realmente uma preocupação com a área ou ha uma preocupação com a quantidade de pesquisas publicadas anualmente?

Artur, mas onde você quer chegar com esta conversa?

Quero chegar na minha luta contra a mediocridade! Eu luto por profissionais cada vez mais capacitados.

Bem e isso reflete diretamente no mercado atual. Os profissionais que vejo atuando como personal trainers tem uma grande limitação no atendimento com excelência, assim como os profissionais que atuam na academia e no esporte.

Enquanto os professores universitários não se adaptarem a realidade e continuarem acreditando que o que eles sabem é o mais importante, e não o que os alunos (profissionais) precisam … cada vez mais teremos “mais” profissionais despreparados.

Então meus queridos graduandos, recém formados e formados … novos profissionais que atuam e alimentam o mercado …

Não esperem que a graduação resolva o seu problema. Ah peguei meu CREF e agora minha carreira está garantida.

Não esperem que a pós-graduação resolva o seu problema. O seu problema será resolvido assim que for consciente que  a sua formação foi limitada e que precisa ter o conhecimento e renovacao continua.

Vá em busca de um conhecimento aplicável. Te desejo muito sucesso!