Mudança de peso na gravidez

Profa. MS Gizele Monteiro Personal Gestante

Mudança de peso e calorias na gravidez

É um fato maravilhoso – seu corpo vai sofrer
grandes mudanças na gravidez … e entre elas o peso na gravidez!
Como você vê desde o princípio, seu peso começa a aumentar,  como prova de que seu corpo está alimentando seu bebê para fazê-lo crescer. Até o momento de estar pronta para dar à luz, o seu volume total de sangue terá aumentado em até 60%. Seus seios serão preparados para o aleitamento. Seu útero terá crescido para acomodar o seu bebê e será preenchido com líquido amniótico e seu bebê cresce e pesa em torno de 3,5 Kg (em média).
Para realizar todas essas mudanças produtivas, seu corpo precisa cerca de 300 calorias extras por dia entre o 2º e 3º trimestre de gravidez. As necessidades nutricionais são individuais e um profissional deve auxiliá-la no processo. Não negligencie a saúde do seu bebê por negligenciar a sua própria!
Mitos e Verdades sobre a mudança de peso na gravidez:

Mito: Agora que você está grávida, você deve comer por dois (ou o dobro!). VERDADE: É verdade que as suas necessidades de nutrientes aumentam, mas os requisitos de energia varia durante os trimestres gestacionais podendo chegar a 300 calorias por dia (segundo e terceiro trimestres da gravidez).


Mito: Ganhar menos peso durante a gravidez vai fazer parto mais fácil. VERDADE: As mães que não ganham peso suficiente durante a gravidez colocam seus bebês em risco de complicações graves, tais como nascimento prematuro, crescimento inadequado, o que pode causar problemas pulmonares e cardíacos.


Mito: Se você ganha a quantidade certa de peso durante a gravidez, nada disso será o ganho de gordura. VERDADE: Uma gravidez saudável inclui o armazenamento de gordura (de forma saudável). Seu corpo usa esse excesso de gordura como energia durante a gravidez e na amamentação. O ganho de peso excessivo significa aumentar esse estoque de gordura e isso é que não será saudável.


Mito: As mulheres grávidas só anseiam os alimentos que seus corpos necessitam. VERDADE: As mulheres grávidas podem desejar alimentos de qualquer tipo.


Mito: Uma mulher grávida que é saudável não vai sentir desconfortos. VERDADE: náuseas, azia, prisão de ventre são sintomas comuns durante a gravidez! Eles afligem as mulheres, independentemente de uma vida saudável. No entanto, as mulheres que comem regularmente de forma saudável (alimentos adequados), bebem bastante água, fazem exercícios físicos regularmente, e evitam o excesso de açúcar, gordura e sal podem reduzir significativamente esses sintomas desconfortáveis.

Gizele Monteiro
– Professora de Educação Física – Personal Gestante
– Especialização na UNICAMP
– Mestrado na UNIFESP – Gravidez e Exercício
– Autora do livro Guia Prático de Exercícios para Gestantes
– Diretora do Programa Mais Vida Gestantes