PARABÉNS! 01 DE SETEMBRO É O DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Segundo a Lei nº 11.342, de 18º de agosto de 2006 ficou instituído o dia 1º de setembro como o “Dia do Profissional de Educação Física”. De acordo com alguns pesquisadores, a idéia da data surgiu por conta da comemoração de São Cosme e São Damião, já que nesse dia os professores organizavam brincadeiras para divertir as crianças..

A educação física esta ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente e, trabalha com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico, além de ser fundamental na formação básica do ser humano no contexto psicossocial, corporal e em suas possibilidades de ação e limitações. Constitui-se de uma variedade de atividades como; ginástica, dança, lutas, jogos, esporte, atividades rítmicas, dentre outros.  Exatamente por essa variedade de atividades é que temos a tendência em restringir o campo de atuação da profissão em escolas e academias, o que torna nosso conhecimento ainda menor, diante das inúmeras possibilidades que a profissão de fato apresenta.

A presença de um profissional da área é indispensável para que possamos praticar esportes corretamente. É ele quem dará a orientação, supervisão e avaliação de acordo com as capacidades físicas e orgânicas de cada indivíduo, além de atuar na concepção da superação individual ao treinar o nosso corpo para vencer e superar limites. Vale saber também que através das atividades esportivas é possível atingir o equilíbrio físico e emocional, além de auxiliar na construção de uma sociedade mais saudável, também no aspecto social, ao retirar centenas de jovens e crianças das ruas.

A PROFISSÃO NO BRASIL No Brasil, os profissionais da educação física têm o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o órgão principal de organização e normatização das atividades da área e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs), que são subdivisões do CONFEF em todos os estados brasileiros e têm a função de fiscalizar o exercício das atividades dos profissionais de educação física.

A FORMAÇÃO – O bacharel poderá trabalhar em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, empresas, planos de saúde, prefeituras, acampamentos, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas com exceção da escola de educação brasileira que é atendida por aqueles que tem o grau ou título de licenciatura em educação física que também habilita à atuação em ambientes não escolares já citados acima.

Deve ser capaz de orientar jogos, atividades lúdicas, cuidar da postura dos seus alunos,  trabalhar as aptidões físicas relacionadas à saúde, o desenvolvimento de qualidades físicas, a condição aeróbia, a resistência muscular localizada, a força, a flexibilidade e o controle da composição corporal. Pode intervir na sociedade como pesquisador nos diversos níveis de ensino, a fim de melhorar a realidade com a sua atuação e buscar sempre a inovação e criativa. Preocupado com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, deve controlar a duração, frequência, intensidade, velocidade de execução, intervalo, e variações das modalidades de cada programa que desenvolve.

Aos Profissionais de Educação Física, nosso muito obrigado!

Parabéns pela data comemorativa e parabéns também, pela escolha de uma profissão tão compromissada com o bem estar de todos.

Fonte:

Wikipedia

Educação Física

Brasil Escola

Data da notícia: 01/09/2010

Depto. de Comunicação