Entendendo sobre as drogas: crack

Wikipédia, a enciclopédia livre.

O crack é uma droga ilegal, obtida a partir da merla – uma variação da pasta de coca, obtida como subproduto do processamento das folhas de coca, para obtenção de cocaína.

A merla é misturada ao bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato de sódio faz com que a mistura tenha um baixo ponto de fusão (passagem de sólido para líquido) e ebulição (uma forma de passagem de líquido para gasoso), tornando possível a queima da droga com o auxílio de cinzas, que são colocadas em um cachimbo, junto ao crack.

O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante e é tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa – bastando um cachimbo, muitas vezes improvisado.

O crack eleva a temperatura corporal, podendo levar o usuário a umacidente vascular cerebral. A droga também causa destruição deneurônios e provoca no dependente a degeneração dos músculos do corpo (rabdomiólise), o que dá aquela aparência esquelética ao indivíduo: ossos da face salientes, braços e pernas ficam finos e costelas aparentes. O usuário de crack torna-se completamente dependente da droga em pouco tempo. Normalmente o viciado, após algum tempo de uso da droga, continua a consumi-la apenas para fugir aos desconfortos da síndrome de abstinênciadepressão, ansiedade e agressividade – comuns a outras drogas estimulantes.

“Pedras” de crack.

O uso do crack – e sua potente dependência – frequentemente leva o usuário à prática de pequenos delitos, para obter a droga. Os pequenos furtos de dinheiro e de objetos, sobretudo eletrodomésticos, muitas vezes começam em casa. O dependente dificilmente consegue manter uma rotina de trabalho ou de estudos e passa a viver basicamente em busca da droga, não medindo esforços para consegui-la.

Estudos relacionam a entrada do crack como droga circulante em São Paulo ao aumento da criminalidade e da prostituição entre os jovens, com o fim de financiar o vício. Na periferia da cidade de São Paulo, jovens prostitutas viciadas em crack são o nicho de maior crescimento da AIDS no Brasil.

O efeito social do uso do crack é o mais devastador, entre as drogas normalmente encontradas no Brasil.

  • Olá Dorian, não sou especialista neste assunto, coloquei este post somente como compromisso social. Espero que encontre alguém para ajudá-lo. Um abraço.

  • sou professor de educacao fisica e na minha escola tem muitos usuarios desta droga maldita,gostaria de saber como lidar com eles pois sao muitos agressivos

  • Olá Mauro,
    Obrigado pelo comentário e parabéns pela sua atuação profissional. Esta é minha humilde contribuição por esta causa. Um abraço.

  • Olá Markin,
    Espero que reflita melhor sobre o assunto. O primeiro passo é negar a dependêcia. Veja as evidências científicas. Não brinque com a sua vida nem com as das pessoas que o amam. Obrigado pelo contato.

  • mauro alonso

    parabens pelas informações sobre essas drogas que tanto destroi individuos e familiares, sou farmacêutico, trabalho com dependentes a mais de sete anos, precisamos de pessoas envolvidas com essa causa, para fazer os politicos do pais sentirem responsaveis de fazer algo concreto.

  • Markin

    Carol Pereira@

    claru ke consegue parar ue
    eu uso crack sempre eh num sou viciadu o.O

  • Olá Carol,
    esta talvez seja a droga que mais vicia, temos relatos de pessoas que pararam, mas não foi um caminho fácil. Não sei qual é o grau de dependência do seu primo, mas quanto mais iniciar o tratamento melhor. Desejo de coração que vocês vençam esta guerra. Um abraço.

  • sou estudante , estou cursando a 9ª serie , achei muito interessante mas queria saber se quando a pessoa usa crak pela primeira vez e continua , ela consegui para ?,pergunto isso porque tenho um primo viciado sabe e não gosto muito de ver ele naquela situação é muito triste então me ajude se poder , um abraço .

  • Olá Marcos, realmente é uma tristeza. Vou pesquisar e se conseguir algo interessante te envio por email. Obrigado pelo comentário. Um grande abraço.

  • Marcos Donizetti Cân

    Sou policial Militar, trabalho na patrulha escolar em MG e a cada dia fico mais triste,pois vejo crianças e adolescentes morrendo por causa do uso do crack. Se tiverem algum material bom para patestra por favor me enviem.

  • moises

    sou leigo no assunto, tenho visto varias imagens ao qual aparece o pessoas usando latinha para uso do de crak. pra que serve e como eles utilizam as latinhas?

  • Olá Jessica,
    Fico muito feliz por poder contribuir. Um abraço.

  • JESSICA

    ADOREI ESTA PAGINA ACHEI MUITO INTERESSANTE ;AGORA É MAIS UM MOTIVO PARA EU AJUDAR MAIS AINDA MEU IRMÃO QUE É UM DEPENDENTE QUÍMICO E ESPERO QUE TENHA MAIS COMENTÁRIOS SOBRE ESSA DROGA O CRACK!!!!!!!!!

  • Olá Raul, obrigado pelo contato. Espero que aproveite. Grande abraço.

  • Raul Vaz da S Neto

    Fiquei encantado com esta página, sou professor de educação física, e a partir de agora, será mais um elo de ligação para melhorar meus conhecimentos na área de educação física.