Futsal – Respostas Físiológicas em Jogadores Profissioais

Artur Monteiro e colaboradores

Introdução: Pouco se sabe sobre o futsal devido à carência de estudos científicos que mostrem evidências sobre o perfil e as respostas fisiológicas durante as partidas. Tais informações podem nortear os treinadores e preparadores físicos na estruturação do treinamento.

Objetivo: o presente estudo avaliou as respostas cardiorrespiratórias e metabólicas em atletas da categoria principal durante partidas oficiais do campeonato paulista de futsal.

Método: foram avaliadas durante as partidas, as respostas de frequência cardíaca e lactato sangüíneo em 30 indivíduos onde os mesmos foram subdivididos de acordo com seu posicionamento e ações táticas, classificados como Ala, Fixo e Pivô. A frequência cardíaca foi mensurada e registrada a cada 5 segundos durante toda partida através deum frequencímetro da marca Polar modelo S610. O lactato foi mensurado através de um analisador portátil da marca Accutrend em diferentes momentos da partida. Foram usadas ANOVA e teste Tukey HSB para verificar diferenças significativas entre as médias.

Resultados: foi encontrada diferença significativa apenas para variável lactato sanguíneo na posição tática Ala em relação comFixo e Pivô.

ALA FIXO PIVO

FC (bpm)

172,5 ± 7,77

165,67 ± 7,77

169,0 ± 8,81

Lactato (mmol/l)

9,89 ± 1,69*

7,01 ± 2,31

6,43 ± 0,89

* diferença significativa com as posições Fixo e Pivô (p<0,01)

Conclusão: as respostas fisiológicas mostraram que as partidas exigiram independentemente das funções táticas uma predominância dos sistemas anaeróbios de fornecimento de energia, onde a mesma foi mais acentuada na posição ala em relação as outras posições. Estes dados podem contribuir na elaboração de um programa detreinamento específico, assim como auxiliar nas decisões táticas durante as partidas. No entanto novos estudos são necessários para o melhor entendimento de tais fenômenos.

Para visualizar artigo na íntegra:

www.arturmonteiro.com.br

  • Olá, este estudo foi realizado somente no masculino. Um abraço.

  • Caio Todesco

    Olá gostaria muito de saber a aplicabilidade no futsal feminino também?