Principais dietas para emagrecimento (Segunda Parte)

Nutricionista Ms Mirtes Stancanelli

Análise das principais dietas para emagrecimento

Dieta do Dr. Atkins:

Talvez seja a dieta mais popular dos EUA, conhecida por vários nomes como dieta das proteínas, dos carboidratos, cetogênica… tem como base a restrição dos alimentos das fonte de carboidrato, tais como, açúcares simples, pães, cereais, massas, milho, arroz , etc. Libera totalmente o consumo de proteínas e gorduras. É uma dieta realmente revolucionária e que vai contra todos os princípios da nutrição adequada. O segredo desta dieta na restrição do carboidrato é que este aumenta os níveis de insulina (hormônio responsável em guardar reservas no organismo) favorecendo o acúmulo ou o aumento das reservas de gordura. Quando há falta do carboidrato, o organismo queima mais gordura e produz uma substância chamada corpocetônico que diminui a sensação de fome e fornece energia para o funcionamento do corpo. Promete perdade 5 Kg em 15 dias.

Ponto positivo: Reduz o apetite, garante rápida perda de peso e mantém a massa muscular. Alguns estudos comprovaram a elevação dos níveis de HDL (o bom colesterol) e redução dos níveis de trialcilgliceróis na corrente sanguínea de pacientes obesos.

Ponto negativo: Há o aumento de mau hálito, náuseas e dor de cabeça. A grande quantidade de gordura pode aumentar o colesterol no sangue e o excesso de proteínas sobrecarrega os rins, desidrata e diminuia densidade óssea (osteoporose). Favorece a baixa ingestão de fibras, a carência de cálcio, vitaminas e minerais. Alguns estudos comprovam que a ingestão de alimentos com alto teor de gorduras por um longo período de tempo, eleva os risos de problemas do coração, diabetes mellitus e vários tipos de câncer.

Dieta da Lua:

É uma dieta prática e básica. Em cada mudança da lua o autor propõe 24 horas à base de líquidos como sucos de frutas, vitaminas ou sopas liquidificadas. Promete perda de um quilo por semana.

Ponto positivo: a água facilita os processos de digestão e excreção. Mantém o corpo melhor hidratado.

Ponto Negativo: ocorre apenas a sensação do emagrecimento, mas isto não ocorre. Depois das 24horas o seu consumo de alimentos volta ao normal e as células gordurosas vão necessitar de todos os nutrientes,fazendo com que o peso volte à estaca zero. Neste dia faltam carboidratos e proteínas, podendo facilitar a perda da massa muscular.

Dieta dos Vigilantes do Peso

Visa a restrição de calorias e o tamanho das porções. É uma dieta baseada na não restrição de alimentos, mas as quantidades estabelecidas pelo método devem ser rigorosamente seguidas.Permite a combinação de todos os grupos alimentares e proporções entre carboidratos, proteínas egorduras sugeridas pela FAO/OMS que é de 50 a 60 %; 10 a 15 % e 25 a 35 % respectivamente do totaldas calorias ingeridas no dia. É um método aperfeiçoado por nutricionistas, médicos e psicólogos. Prometeperda mensal em média de 4 a 6 quilos.

Ponto positivo: pode ser seguida por tempo indeterminado porque oferecendo refeições balanceadas etodos os nutrientes necessários.Ponto negativo: Em algumas etapas do plano deve-se sempre pesar os alimentos o que pode dificultara adesão da dieta no dia a dia.

Dieta dos pontos:

O valor calórico dos alimentos é convertido em pontos. Criada por um endocrinologista com o objetivo de uma linguagem fácil e acessível sobre as calorias dos alimentos. Determinou-se que um ponto equivale a 3,6 Kcal. Algumas orientações é que se deve incluir nas refeições, carboidratos, proteínas e gorduras. Quem pratica a dieta deve anotar todos os alimentos consumidos e calcular os pontos por meio de uma tabela que traz os alimentos e preparações e seus respectivos pontos. O criador da dieta orienta que a quantidade de pontos a ser consumida é determinada de acordo com as características do indivíduo e sua atividade física.

Ponto positivo: pode ser seguida por tempo indeterminado, conforme o entendimento que você temsobre alimentação equilibrada. O próprio criador descreve a dieta como prática e cômoda, uma vez que a pessoa possa comer de tudo, só não pode ultrapassar os pontos.

Ponto negativo: não é muito prático alimentar-se diante da tabela e calculadora, pois deve anotar e contabilizar para não ultrapassar os pontos no dia. Quando não orientado adequadamente e pela liberdade da escolha dos alimentos, os pontos podem ser atingidos com alimentos inadequados ricos em calorias e pobres em nutrientes, estando bem longe de uma boa e eficiente educação alimentar. As necessidades de cálcio, fibras, proteínas, vitaminas e minerais podem não ser atingidas bem como o excesso de gorduras, alimentos ricos em sal e alimentos refinados.

Dieta de Restrição de gordura ou Dieta do Dr. Ornish:

Criada por um cardiologista é uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais. Do total de gordura quepode ser consumido ao dia, a restrição fica em 10% das calorias do cardápio, portanto, restringe alimentosde origem animal, como por exemplo, carne vermelha, peixes, frango e derivados do leite. É desaconselhávelo consumo de azeite de oliva, óleos, açúcar refinado, abacate, azeitona, nozes, semente de linhaça, margarinas e lacticínios.

Ponto positivo: difícil de encontrar

Ponto negativo: A falta de aminoácidos e de ferro pode desencadear anemia profunda; não pode serseguida por mais de um mês, pois ocorre deficiência de vitaminas como A, D, E, K, ácidos graxos essenciaismonoinsaturados e poliinsaturados (importantes na prevenção de doenças do coração), diminuição daformação de testosterona, estrógeno e cortisol (hormônios esteróides). Por ser muito rica em fibras, podediminuir a absorção de alguns nutrientes como ferro e zinco. É uma dieta de pouco paladar uma vez quegorduras deixam os alimentos mais saborosos.

Leitura Recomendada – Emagrecimento: Exercício e Nutrição