Nutrição e Exercício Físico

Artur Monteiro e Carlos Ferrari

A busca pelo corpo perfeito depende de uma prescrição correta do treinamento e orientação de uma alimentação adequada. Para o aumento da massa muscular além do treinamento, a nutrição tem um papel importante, pois sem este controle os resultados dificilmente serão alcançados. Como melhorar minha recuperação através da alimentação e conseqüentemente meus resultados estéticos? Segue então as perguntas mais frequentes sobre a Nutrição e Exercício Físico.

 

 

 

Pergunta: Para aumentar a massa muscular (hipertrofia) a recuperação é importante?

Resposta: A recuperação é tão importante quanto o treinamento. O treinamento para hipertrofia tem como objetivo catabolizar, ou seja, depletar as proteínas musculares os estoques de combustível (glicogênio muscular). Portanto recomenda-se após um treinamento intenso aproximadamente 24 a 48hs de descanso. Além disso a alimentação deve ser controlada para repor os estoques de glicogênio e também reconstruir as proteínas musculares.

Pergunta: Para o aumento da massa muscular quais as recomendações sobre as necessidades nutricionais?

Resposta: Segundo o “Colégio Americano de Medicina Esportiva”, para ganhar massa muscular é necessário ingerir 1,5-1,6 gramas de proteínas para cada Kg de peso corporal e 8 a 9 gramas de carboidratos para cada Kg de peso corporal diariamente. Exemplo: um indivíduo com 70 kg deveria ingerir 105 a 112 gramas e proteína e 560 a 630 gramas de carboidratos diariamente.

Pergunta: É recomendado alimentar-se após o treinamento visando a hipertrofia muscular?

Resposta: Para recuperar os músculos e favorecer a hipertrofia, não deixe de se alimentar com proteínas e carboidratos de 15 a 30 minutos após a malhação (pode ser uma vitamina caprichada e um sanduíche leve, um iogurte e uma fruta ou mesmo um suco de fruta e um sanduíche leve). Estas medidas podem diminuir os danos musculares provocados pelo treinamento físico. No entanto duas horas depois do lanche pós-malhação faça uma refeição completa;

Dicas:

 

  • Estas recomendações podem ajudar na obtenção de seus resultados,
  • Conforme suas necessidades procure um profissional da nutrição para a elaboração de uma dieta,
  • Consulte também um profissional de educação física para orientação dos exercícios assim como dos seus respectivos tempos de recuperação.

 

  • Adorei o artigo, pois na realidade as pessoas estão totalmente desinformadas, e acabam se alimentando de maneira inadequada e principalmente utilizando métodos ilegais de ganhar massa muscular prejudicando sua saúde.

    Outra coisa que eu achei super interessante foi a questão de conciliar carboidrato e proteína após o treinamento físico(musculação).

    Parabéns!

  • Artur

    Antonio Carlos, é um prazer encontrá-lo após tanto tempo. Nossa preocupação é com a qualidade dos colegas de trabalho e consequentemente maior credibilidade da nossa profissão. Forte abraço.

  • Artur

    Obrigado Anselmo, suas palavras fazem com que eu fique mais estimulado em dar continuidade na formação de profissionais. Forte abraço.

  • Anselmo Zago

    Artur Guerrine Monteiro é um professor excelente, um dos melhores certamente, humilde, profissional e ainda com um perfeito senso de humor!!! Me sinto orgulhoso de ter sido seu aluno, de fato é um verdadeiro mestre!

  • antonio carlos

    Primeiro dar parabens ao Artur Monteiro pela sua vitoria no campo da EducaçãoFisica, porque em 1995 fomos colégas em uma pós graduação em Campinas na Unicamp”especialização em ciencia do Esporte, e gostaria de deixar o meu comentário sobre o artigo sobre Hipertrofia e nutrição, como eu já sou especialista em ciencia do esporte eu já tenho conhecimento de tudo o que o meu coléga artur esplanou neste artigo, só que em minha cidade apesar de ter uma faculdade de Educação Física o pessoal que atuam em academia em minha cidade deveria estar se atualizando, porque dão informações muito diferentes do que é o correto, e com isto os prtaticantes de musculação correm o risco de se machucarem gravimente, eu atuei em cum clube de campo onde ocorria muito isto, tanto é que quando essas pessoas treinavam no horário em que eu estava ministrando as aulas elas comentavam que os outros profissionais não os intruiam com deveriam, gostei muito do Artigo e mando um grande abraço ao Artur e espero encontra-lo na pos que irei começar na Gama Filho no dia 28 de março (metodos Pilates).